Seguidores

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Ceará fora dos 100 melhores do Enem


Apesar da fama de o estudante cearense ser bem-sucedido, nenhuma escola do Estado aparece na lista das 100 mais bem colocadas no ranking nacional das maiores notas do Enem 2009. A instituição mais bem classificada do Ceará está na posição 148 no País.
Na lista nacional das escolas com maiores notas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2009, o Ceará só aparece na 148ª posição. A instituição cearense mais bem colocada é o Centro Federal de Educação Tecnológica, o antigo Cefet (atual Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFCE).
O IFCE Fortaleza lidera o ranking das 20 melhores instituições cearenses, seguido pelo IFCE de Juazeiro do Norte, que, na listagem geral, fica na posição 161. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Educação (MEC).

Somente no próximo processo seletivo, a Universidade Federal do Ceará (UFC) passará a adotar o Enem como exame de acesso. Especialista apontam que isso acabou por minimizar o interesse de alunos e escolas no exame, o que justificaria o pífio resultado cearense. Enquanto isso, nas regiões Sul e Sudeste, o exame foi incorporado ao sistema de ensino na última década, desde que foi aplicado pela primeira vez, em 1998.
“Eles estão com quase 12 anos de Enem. Por ser uma região mais rica, com mais capital humano, as escolas se organizaram e hoje têm até cursos preparatórios. Eles partiram na frente e estão investindo pesado”, diz o professor Airton Oliveira, presidente licenciado do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Ceará (Sinepe).

Nenhum comentário:

Postar um comentário