Seguidores

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Confirme sua presença - 3º Encontro para a formação do Sindicato dos Sociólogos do Ceará!



A profissão de sociólogo foi reconhecida há mais de 30 anos atrás, no entanto, em todo esse tempo, os profissionais dessa área não tiveram como prioridade a sua organização enquanto categoria. 
Apesar da rica formação acadêmica, o resultado dessa desatenção para com a organização coletiva da categoria foi a consequente perda de espaço no mercado de trabalho para profissionais de outras áreas e o relativo isolamento desses à área do magistério. A partir de 1988, durante a realização do VII Congresso Nacional dos Sociólogos, na cidade de Salvador (BA), foi criada a Federação Nacional de Sociólogos (FNS), e tinha como um dos principais objetivos, a organização da categoria a nível nacional e o incentivo dos profissionais para que fundassem suas organizações estaduais.

No Ceará, mais especificamente, foram registradas diversas tentativas de organização da categoria a partir da década de 1970. Porém, podemos dizer que a maioria delas não obteve sucesso devido a grande dificuldade de mobilização dos profissionais dispersos em vários órgãos estatais (prefeituras e governo do estado), e em outras entidades que fazem parte da chamada sociedade civil organizada (outros sindicatos, movimentos sociais, ong’s, associações e etc.).
No último mês de novembro, durante o IV Encontro de Ciências Sociais do Ceará (Enciso), realizado no Centro de Humanidades da Universidade Estadual do Ceará (UECE), a organização do encontro deliberou pela formação de uma comissão que ficaria responsável pela mobilização dos profissionais da área para a fundação de um sindicato estadual. Esta comissão organizou duas reuniões de mobilização: a primeira acontecida em 13 de janeiro e a segunda em 06 de fevereiro de 2012. Esses dois momentos aconteceram na cidade de Fortaleza.

A comissão agora se prepara e convida a todos(as) os(as) profissionais do estado do Ceará para a “III Reunião Preparatória para a Fundação do Sindicato dos Sociólogos do Estado do Ceará” que acontecerá no local e horário informados no cartaz acima. Essa reunião será a última antes da Assembleia de Fundação do Sindicato e nela será apresentada, dentre outras coisas, uma proposta de Estatuto para a nossa entidade.
Solicitamos o empenho e a colaboração de todos(as) os(as) sociólogos(as), antropólogos(as) e cientistas políticos cearenses para que consigamos mobilizar o máximo de profissionais da nossa categoria.

• Curta e Compartilhe este cartaz nas redes sociais com o máximo de pessoas ligadas à área de ciências sociais.
• Distribua-o através das suas listas de e-mails e grupos de discussão.
• Imprima e cole-o em flanelógrafos dos departamentos de ciências sociais das universidades cearenses.

A hora é agora!
Cientistas Sociais de todo o Ceará, uni-vos!

Texto de Edson Alves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário