Seguidores

domingo, 16 de janeiro de 2011

Técnicas para ser um ótimo professor! Livro (Aula Nota 10) de Doug Lemov


Acaba de ser lançado o tão esperado livro Aula Nota 10, de Doug Lemov!
Traduzido pela Fundação Lemann e lançado pela editora Livros de Safra, o livro traz 49 técnicas transformadoras para ajudar os professores nos desafios diários de ensinar seus alunos – em especial, os mais vulneráveis.
Para chegar a esse conjunto de técnicas, o autor filmou professores considerados exemplares em ação e observou as práticas utilizadas por eles para transmitir conhecimento, engajar os alunos, organizar a classe – enfim, dar uma aula eficaz, que realmente garanta o aprendizado. (clique aqui para assistir o vídeo com depoimento do autor).
O livro demorou um pouquinho mais do que o previsto para sair, é verdade. Muitos leitores deste blog e do nosso portal Líderes em Gestão Escolar escreveram para a Fundação, cobrando o lançamento de Aula Nota 10. Depois da repercussão na imprensa, com entrevistas do autor à Folha de São Paulo e à revista Época, a cobrança só aumentou.
Ficamos muito felizes com o interesse. Em grande parte, o atraso se deveu ao enorme trabalho exigido para fazer uma tradução adaptada à realidade brasileira. Alguns capítulos consumiram horas a fio de discussão entre a tradutora Leda Beck, a consultora da Fundação Lemann, Paula Louzano, a educadora Guiomar Namo de Mello e a equipe da Fundação. Esperamos que o capricho com o texto torne o livro ainda mais interessante e faça valer a espera.
A decisão de traduzir este livro e subsidiar sua 1ª edição é mais uma das iniciativas da Fundação Lemann para disseminar as melhores práticas neste setor e contribuir para o desenvolvimento da educação no Brasil. Queremos que o Aula Nota 10 chegue ao maior número possível de profissionais da educação e seja uma ferramenta poderosa para melhorar a dinâmica das salas de aula. 
http://www.lideresemgestaoescolar.org.br/ideiasemeducacao/index.php/blog/aula-nota-10-%E2%80%93-lancamento-e-promocao/comment-page-2/#comment-5230

2 comentários:

  1. Recebi este livro pelo correio dia 04 de março. Acho fundamental ter um grupo de estudos e discussão sobre as técnicas apresentadas no livro e também discussões sobre as tentativas bem sucedidas ou não de aplicar as técnicas no dia a dia da sala de aula. Moro em Fortaleza desde de dezembro e me preparo agora para o início das aulas em escola pública daqui como professor temporário de filosofia.

    ResponderExcluir
  2. Daniel achei muito interessante a sugestão de um grupo de estudos e pesquisa sobre as técnicas apresentadas no livro. Para entrar em contato comigo é só mandar um email para pascoalnaib@yahoo.com.br

    ResponderExcluir