Seguidores

domingo, 9 de janeiro de 2011

Teorias demais, palestras demais e pouca prática!


O que mais observamos atualmente, principalmente na área de Ciências Sociais é o antigo vício de querer repassar teorias e discursos para a disciplina de Sociologia no ensino Médio. Obviamente as idas e vindas da disciplina na educação brasileira foram muitas, o que de certa forma explica a total falta de conexão com a realidade educacional, mas o "discurso" pronto ainda impera e o que vemos são os professores de Sociologia do ensino médio, atuando como desbravadores diante de uma "selva" nunca antes explorada.

Outra confusão é rotular protestos justos (desses profissionais), como sendo meros resmungos. Acredito que um educador, antes de tudo é uma pessoa que deve atuar dialogicamente e eticamente, mas para isso ele deve lutar e comungar suas dificuldades com outros que acreditam na seriedade de nossa profissão.


A urgência de uma prática efetiva e transformadora terá que ser construída por cada um de nós. Mas, como? Será que afirmar que ainda não temos um domínio de como fazer planos de aula ou mesmo técnicas básicas de como agir dentro de uma sala de aula seja uma reclamação sem sentido ou pessimista? A realidade de ensinar jovens do ensino médio não é só uma questão de pensar positivo; requer mudanças, pesquisas, estudos e principalmente apoio das entidades que formam o professor de Sociologia.


Não é uma questão "assistencialista" para o professor de Sociologia, mas que nossos profissionais das universidades (doutores, mestres)que ao representarem instituições sociais, percebam que a espada de Dâmocles, paira também nas suas cabeças.

Texto de Pascoal Júnior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário