Seguidores

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Garantidas as vagas de Sociologia para o concurso público para professores no Ceará.



A reunião da Comissão de professores da educação básica e das universidades do Ceará com a Coordenação do Concurso Público foi respeitosa, porém tensa. Inicialmente imaginamos que iríamos apenas discutir a quantidade de vagas, pois considerávamos que a Coordenação do Concurso da SEDUC-CE iria apenas retificar a grave falha de não ter incluído a disciplina de Sociologia. O que ocorreu foi um debate de aproximadamente 2 horas com explanações técnicas e questões político-educacionais sobre a importância da Sociologia para o ensino Médio e principalmente o que essas vagas significavam para o incentivo na formação de mais professores de Sociologia que aguardavam ansiosamente as vagas para esse concurso. Da parte da comissão da SEDUC-CE vinha o sinal claro que não havia "interesse" ou nesse caso "vagas" para professores de Sociologia. Apesar de sairmos com a garantia que no edital do concurso (que saiu sexta-feira dia 07/06) a disciplina Sociologia constará no edital. Foi-nos dito que poucas vagas apareceriam, o que foi confirmado adiante com as mínimas 15 vagas. 
Saímos porém, com algumas reflexões que necessitam ser pautadas:

1) A comissão de Sociologia conseguiu impedir o descaso e o desrespeito de não ofertarem vagas para a referida disciplina. 
2) Uma real necessidade de reunião e união dos professores licenciados em Sociologia para não perdermos a identidade de nossa disciplina. 
3) Rever a questão de professores de outras áreas pegarem a disciplina como complemento de carga horária. 
4) Sentimos falta de outras comissões de outras disciplinas que foram prejudicadas com poucos vagas fazerem corpo nessa pressão contra essa desproporção de vagas por disciplinas.

Edital do Concurso Público para Professor no estado do Ceará:
http://www.cespe.unb.br/concursos/SEDUC_CE_13/

Nenhum comentário:

Postar um comentário