O resultado do destrambelhamento do ensino fundamental e médio no Brasil é possível constatar pelo inchaço da grade curricular que, além de filosofia e sociologia, agora também conta com artes, música e até conteúdos como cultura afro-brasileira e indígena e direitos de crianças e adolescentes. Como se não bastasse, incluíram também, educação para o trânsito, direitos do idoso e meio ambiente. Só não há tempo para o que verdadeiramente interessa na educação fundamental e média que são as disciplinas básicas: português, matemática, história, geografia e ciências.
Texto: Didymo Borges
Considerações do BLOG Professores de Sociologia CEARÁ:
Senhor Didymo Borges seu texto carece de alguns esclarecimentos e complementos, que ao meu ver, foram ignorados resultando numa culpabilidade focada apenas nos profissionais da educação.
Ao que parece, fica mais fácil apontar para os professores que usam de seu direito constitucional, tanto para exigir uma educação de qualidade como de serem remunerados de forma digna e justa, do que realmente buscar de onde vêm tanto descaso por nossa educação. Serão os professores os principais responsáveis por nossa situação de analfabetismo funcional?
O corporativismo senhor Didymo Borges atua de forma abusiva na atual lógica econômica desumana que privilegia a praticidade sem questionamentos e nos conglomerados privados que forçam políticas públicas a não cumprirem suas responsabilidades perante a sociedade.
A implantação das disciplinas de Sociologia e Filosofia preenchem uma lacuna deixada pela própria LBD que priorizava o exercício da cidadania e da ética, algo que raramente percebemos na atual modernidade.
Ao que parece, sua intenção é apenas priorizar um estudo que apenas vise repor "peças" para o nosso mercado de trabalho, onde nossos jovens não tenham direito a reflexão ou mesmo que não se apropriem dos dispositivos legais para sua participação efetiva na esfera social.
Seria mais produtivo se o senhor questionasse a falta de investimento na educação básica e superior, os baixos salários que fazem com que a profissão de professor seja cada vez mais desvalorizada e desrespeitada, questionasse o currículo educacional que se mostra, hoje em dia, cada vez mais distante de uma nova forma de se ver o mundo.
Como o senhor pode perceber, existem coisas mais profundas e vitais a serem questionadas!
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