Seguidores

sábado, 28 de agosto de 2010

Sociologia no Ensino Médio: aula de cidadania para estudantes

Eles ainda não votam, mas estão descobrindo o sentido e a força que o voto tem. A partir de uma tarefa de aula, que para muitos representaria apenas nota, alunos do 1º ano do ensino médio do Colégio São João Batista estão se interessando pela política.

Orientados pelo professor de Sociologia Lucas Caregnato, os 22 estudantes enviaram, por e-mail, questionários para deputados federais e estaduais e senadores candidatos à reeleição.


Entre as perguntas, a importância do voto e o preconceito que a maioria da população tem sobre os políticos. O professor acredita que só conhecendo quem está no poder e busca um cargo público é possível evitar a eleição de corruptos.


– Temos corrupção na política sim, mas também no Judiciário e em outras esferas. A questão é não eleger pessoas que sejam corruptas – entende.


Para Carolina Ullian, 15 anos, as respostas mostram ações positivas dos políticos, porém, ela reclama do excesso de propaganda que cada candidato faz de si próprio. A garota acredita que esse contato com parlamentares ajudará quando tiver o título eleitoral em mãos.


– A gente ganha uma preparação para votar – defende.


O passo seguinte será fazer um júri simulado, em que a política será a ré. A turma será dividida em acusação e defesa e caberá aos jurados decidirem se a política é culpada ou inocente. O tribunal deve ocorrer até metade de setembro.


– É para ver o lado positivo e negativo da política – diz Giovana Andrighetti (foto), 15.


Os alunos fizeram trabalhos sobre política durante o ensino fundamental, mas admitem estar mais envolvidos desta vez. Até passaram a assistir ao horário eleitoral gratuito, em função das aulas.


– Os candidatos têm bastante propostas, mas não dizem como vão fazer – reclama uma consciente Carolina.
Fonte:
http://www.clicrbs.com.br/pioneiro/rs/impressa/11,3020764,157,15388,impressa.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário